Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Site do Ministério da Saúde e ConecteSUS sofrem ataque hacker

Postado em 10/12/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Imagem Ilustrativa*


Usuários do ConecteSUS não estão conseguindo acessar comprovantes da vacinação contra a Covid-19

O site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira, 10, e saiu do ar.

As primeiras informações apontam que invasores pediram um resgate para que as informações, cerca de 50 TB de dados, sejam devolvidas.

O ataque afeta os dados da vacinação contra a Covid-19 e também outros sites ligados ao ministério, como o ConecteSUS que possibilita o acesso aos comprovantes de imunização.

Também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19. Esse sistema ainda está fora do ar. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

Em nota, o Ministério da Saúde apontou o ataque como um incidente temporário:

“O Ministério da Saúde informa que, na madrugada desta sexta-feira, 10, sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”, diz o ministério, em nota.

O ministério acrescentou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, acrescentou, em nota.

Fonte: Diario da manhã

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × 4 =