Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

RS tem quatro infectados a cada caso confirmado de coronavírus, mostra pesquisa liderada por universidade

Postado em 16/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : RS tem quatro infectados a cada caso confirmado de coronavírus, mostra pesquisa liderada por universidade*


G1 RS

Os primeiros resultados da pesquisa, liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que busca mapear o alcance do coronavírus no Rio Grande do Sul, mostrou que a cada caso confirmado, existem quatro infectados sem ser notificados.

Batizada de Epidemiologia da Covid-19 no Rio Grande do Sul, a testagem foi divulgada nesta quarta-feira (15), pelo reitor da universidade, Pedro Hallal, durante transmissão ao vivo do governo do estado.

Os testes rápidos foram aplicados em 4.189 gaúchos entre os dias 11 e 13 de abril, feriado de Páscoa.

O Rio Grande do Sul foi dividido em oito regiões: Porto Alegre e Região Metropolitana, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Cada uma foi subdividida em 25 setores, onde foram sorteadas dez residências. E em cada uma delas, um morador foi escolhido para fazer o teste.

Do total, dois apresentaram resultado positivo. Pelas projeções da pesquisa, isso indica que 0,05% da população gaúcha está ou já foi infectada pela Covid-19.

“Existem hoje aqui no RS cerca de 700, 800 casos confirmados. A nossa pesquisa mostra que isso é apenas a ponta do iceberg porque existem no total uma estimativa de 5,5 mil casos no estado que não aparecem nas estatísticas oficiais porque são pessoas que não tiveram sintomas graves, não foram fazer o teste mas que também foram contaminadas pelo coronavírus”, comenta o reitor da UFPel, Pedro Hallal.

No dia 1° de abril, o RS tinha 384 casos confirmados. O resultado da pesquisa demonstra que o contágio é 15 vezes o número de casos confirmados ou 11 vezes o número de casos coletados.

Com base no resultado da pesquisa o governador Eduardo Leite, decidiu manter o comércio fechado na Região Metropolitana de Porto Alegre e da serra gaúcha. São 47 municípios que concentram 70% dos casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul.

Os demais municípios do interior do estado poderão editar decretos que liberem a atividade comercial, obedecendo a regras de redução de pessoal, higiene e distanciamento.

A pesquisa terá mais três etapas, a serem realizadas a cada duas semanas, até o dia 14 de maio. Depois de concluída, o Ministério da Saúde pretende estendê-la para 133 municípios brasileiros e submeter 33 mil pessoas aos exames.

A pesquisa mobiliza 11 universidades federais e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), Imed Passo Fundo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo) e Universidade de Passo Fundo (UPF).

O estudo tem um custo estimado em R$ 1 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde contribuiu com doação de exames.

G1 RS

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

4 × um =