Ouça agora

Aratiba

Compartilhe agora

CTG Galpão Crioulo de Aratiba vive momento histórico no Enart.

Postado em 23/11/2022 por

Feature image

*Fonte imagem : Rodrigo Assmann/Especial.*


Entidade foi a final em duas modalidades no Festival em Santa Cruz do Sul no último final de semana.

Mais uma conquista no ano! O CTG Galpão Crioulo, de Aratiba, competiu no último final de semana, no 35º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), realizado na cidade de Santa Cruz do Sul.

E o saldo foi bastante positivo, avalia a patronagem. O CTG foi a final do festival em duas modalidades: Danças Tradicionais, Força B, e também na Gaita Piano com os jovens Bruno Brondani e Pietro Mocelin.

Nas Danças Tradicionais, o CTG levou ao palco representação sobre a época das intrusões no Alto Uruguai Gaúcho, acontecido por volta dos anos de 1927 e 1929. Nesta época ocorreu a intrusão de camponeses caboclos em colonizações oficiais n o Norte do Estado.

O grupo abordou o processo de intrusão na Colônia Erechim, especificamente na fazenda Quatro Irmãos e arredores (Colônia Sarandi). Esse recorte espaço temporal justifica-se em razão de que, neste período aconteceram confrontos violentos que chamaram a atenção da imprensa gaúcha e também do Governo do Estado.

O enfoque da apresentação ficou envolta do Bando de João Inácio. Ele e seu grupo lutavam por terra. Os documentos da época mostram que mais que um reascender do movimento, a luta de João Inácio tinha outro objetivo: garantir a posse de terras, e que ele, sua família e mais oito famílias viviam na região do Vau Feio e mesmo em terras da Fazenda Quatro Irmãos.

O tema foi bastante elogiado durante o Festival. O Galpão Crioulo terminou entre os 15 melhores CTGs da grande final na Força B. Fato que engrandece a entidade, avaliou a patroa, Suzete Arnhold. “Estamos muito felizes, primeiro por estar no palco do Enart e por ter feito parte deste momento da cultura gaúcha, levando o nome do nosso CTG, enaltecendo o nosso Galpão e seus integrantes”, disse.

O projeto Cultivando a Tradição – Galpão Crioulo Edição 2022, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, Pró Cultura RS e tem o patrocínio da De Conto Produtos Hospitalares e Laboratoriais, Elevitá e Triel HT. O projeto conta ainda com contrapartida pela prefeitura de Aratiba.

Prefeitura de Aratiba.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

onze + dezoito =