Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Covid -19 causa atrasos em encaminhamento de pacientes para consultas e exames especializados em Aratiba

Postado em 20/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Covid -19 causa atrasos em encaminhamento de pacientes para consultas e exames especializados em Aratiba*


Ilustrativa

Para a população de Aratiba, muitos serviços foram limitados e temporariamente cancelados. Isso afeta, principalmente, pacientes com cirurgias e consultas agendadas pelo sistema de regulação, SISREG (sistema on-line, disponibilizado pelo Datasus para gerenciamento e operação das centrais de regulação). A secretária de Saúde, Mengele Wermeier, explica que o Sistema Nacional de Regulação do Ministério da Saúde gerencia desde a rede básica à internação hospitalar, utilização dos recursos, controle e humanização dos serviços prestados. “Quando estes serviços são cancelados, como é o caso agora, a Secretaria da Saúde não tem ingerência sobre os agendamentos”, explica.

Além disso, com a adoção dos protocolos de prevenção e combate ao Coronavírus, a Secretaria Estadual da Saúde e definiu a ativação do Centro de Operações de Emergências, ainda em janeiro e a Coordenadoria Regional de Saúde, em março, criou o Centro de Emergências regional e o de Aratiba. Com isso, mantiveram-se em atendimento apenas setores e demandas de encaminhamentos de urgências e emergências, casos que clinicamente necessitam de maior agilidade e de pacientes oncológicos, que fazem hemodiálise e tenham comorbidades. “Essa realidade de limitação de consultas e de impossibilidade de alguns serviços e atendimentos se dá em todas as regiões e frente aos critérios que as Coordenadorias e Secretarias de Saúde seguem frente à Covid-19”, detalha a Secretária. Na região, os municípios enfrentam a redução de atendimentos pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim, e pelos médicos especialistas que atendem pelo SUS.

Segundo a Secretária de Saúde de Aratiba “é importante a compreensão das pessoas, para que neste momento  possamos ir em busca destes atendimentos quando a necessidade e urgência for requisitada pelos médicos. Estamos conscientes de que não há descaso e má vontade de nenhum dos órgãos que cuidam da nossa saúde. Há sim, um cuidado redobrado e exaustivo para que a garantia à vida esteja assegurada”.

Prefeitura Municipal de Aratiba

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

6 + treze =