Ouça agora

Destaques

Saúde

Compartilhe agora

Consultoria do Sírio-Libanês avalia Hospital Psiquiátrico São Pedro e aponta para potencial de ensino e pesquisa

Postado em 09/12/2020 por

Feature image

*Fonte imagem : 04-3*


O Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), na capital, tem vocação para se constituir em uma instituição de ensino e pesquisa. A conclusão está em estudo da consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. A elaboração do diagnóstico envolveu servidores e equipes técnicas.

O resultado foi apresentado pelos consultores na tarde da segunda-feira (7/12) à secretária da Saúde, Arita Bergmann, equipe diretiva do hospital e da secretaria. O relatório de implementação do Plano de Ações para o Projeto HPSP é resultado de trabalho desenvolvido desde o início do ano. Foi baseado em quatro eixos: posição estratégica e vocação; infraestrutura; ensino e pesquisa e gestão de pessoas. O projeto também aponta ações para efetivar melhorias e qualificação de todas as áreas.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, celebrou o resultado da consultoria para o São Pedro e agradeceu às equipes que participaram do processo. “A estrutura do hospital recebeu um olhar carinhoso para qualificar, corrigir e crescer”, disse. Arita destacou a forma como a metodologia foi desenvolvida. “Esse trabalho tem o mérito de um conjunto de pessoas e a sensibilidade dos consultores que souberam extrair o melhor de cada um”, destacou.

A certificação como hospital de ensino e pesquisa é prevista na Portaria Interministerial 285/2015, que confere à instituição o recebimento de incentivos correspondentes à atuação na área da educação. O diretor de Ensino e Pesquisa do HPSP, Fernando Neubarth, disse que “foi um desafio termos desenvolvido essa experiência, envolvendo os trabalhadores para chegarmos a esse resultado, o sucesso vai depender do engajamento de todos”.

Gerente de consultoria do Sírio-Libanês, Rafael Saad considerou prioritário o trabalho realizado no São Pedro pelo papel histórico da instituição na área da saúde mental e na formação de profissionais.

A consultora Patrícia Araújo Soares afirmou que o Hospital São Pedro é uma instituição de extrema relevância para a área da saúde mental do Estado. “É preciso que todos somem esforços de melhorias contínuas para beneficiar o usuário”, afirmou.
O consultor Paulo Malabarba ressaltou que o resultado “é mérito de todas as equipes que se engajaram e acreditaram no projeto e nas nossas convicções”.

A consultoria em gestão do Sírio-Libanês – Apoio às Ações Estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS) é realizada junto ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional(Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – SES/RS

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois + 5 =