Ouça agora

Consórcio Itá

Destaques

Compartilhe agora

8ª edição do ALUMNI reúne educadores ambientais em Itá.

Postado em 01/12/2022 por

Feature image

*Fonte imagem : Consórcio Itá.*


Foi realizado no último sábado (26), no auditório do Centro de Divulgação Ambiental – CDA, do Consórcio Itá, a 8ª edição do ALUMNI, voltada a ex-alunos do Programa de Formação de Educação Ambientais – PFEA. O encontro foi conduzido pelo professor, Valdo Barcelos, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, PhD em Antropofagia Cultural Brasileira e um dos idealizadores do PFEA junto a equipe do CDA do Consórcio.

Participaram do encontro educadores e profissionais da área ambiental dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da palestra magna do professor Valdo com a temática “Práticas em Educação Ambiental – Meio Ambiente e sustentabilidade das relações sociais” foram apresentados o Plano Ambiental de Conservação e Uso de Reservatório Artificial – PACUERA da Usina Hidrelétrica Itá, com suas normas e diretrizes do uso das margens do reservatório, pela analista socioambiental do Consórcio, Giane Minella e cases de educação ambiental realizados pelos ex-alunos do programa.

Para o professor Valdo, o ALUMNI se torna uma pauta para os desafios da educação ambiental “Na atualidade, um dos principais desafios para os(as) educadores(as) ambientais é manterem-se permanentemente atualizados(as) frente as intensas transformações sociais e ecológicas, sejam elas locais e/ou planetariamente. Entendemos que a busca da sustentabilidade das relações se faz urgente e necessária”. Comenta.

Desde a primeira edição do PFEA em 2009 já foram concluídas sete turmas com a participação de 177 educadores e profissionais de diversas áreas, que com os subsídios recebidos desenvolveram em seus municípios projetos/ações de educação ambiental. A coordenadora de relacionamento do Consórcio Itá, Anaí Cadore, reforça a importância entre as boas práticas e a educação ambiental. “A educação ambiental precisa ser dinâmica e atual de acordo com os temas do momento e sua forma de fazer também precisa se apoiar em novos métodos e práticas para a sensibilização ambiental”.

O professor Valdo também complementa que encontros de formação continuada como o ALUMNI, são ricos em trocas de experiências para, a partir do diálogo entre os participantes, ampliarem-se e fortalecerem-se o repertório de conhecimentos e de saberes que irão realimentar e inovar as práticas em educação ambiental nas escolas e comunidades.

Fonte: Consórcio Itá.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

doze + 4 =