Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Câmara de Vereadores de Aratiba aprova moção em apoio aos aprovados no Concurso da Polícia Civil/RS

Postado em 08/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Câmara de Vereadores de Aratiba aprova moção em apoio aos aprovados no Concurso da Polícia Civil/RS*


Câmera de Vereadores de Aratiba

 O pedido será encaminhado ao Governo Estadual e também para a Assembleia Legislativa (deputados) para dar continuidade com a formação dos novos policiais civis, a ampliação do número de convocados para a Acadepol e a inserção dos aprovados excedentes no cronograma do governo.

O reforço do sistema de segurança estadual é de extrema importância, pois se apresenta um déficit histórico, a fim de garantir mais policiais para os municípios e as Delegacias com efetivo suficiente a prestar um serviço adequado para bem servir à população e realizar um trabalho eficaz de combate à criminalidade.

Os vereadores Rafael Dino e Jandir Tamanho receberam na Câmara, um dos membros da comissão dos aprovados no Concurso da Polícia Civil, Diogo Warcken, e prontamente se colocaram à disposição para apoiar a reivindicação.

Durante a reunião, o presidente do Legislativo, colocou em votação, sendo a Moção aprovada pelos nove vereadores: Marco Antonio Machado, Adelar Dal Agnol, Rafael Dino, Maria Luisa Muller Ferrasso, Jandir Tamanho, Paulo Altenhofer, Cláudia Morgan Lazarotto Mocelin, Amélio Baiocco e Odil  Jonatto.

 

Texto do Ofício nº 044/2020

ACADEPOL Academia de Polícia Civil do RS



É de conhecimento de toda sociedade gaúcha a precariedade de condições da Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Sul. São inúmeros os municípios que sofrem com o baixo efetivo policial, especialmente a Polícia Civil. Além dos inúmeros crimes que acontecem todos os dias, em todas as regiões, as notícias da migração do crime organizado para o interior do Estado, só trazem à tona a fragilidade dos nossos municípios, cujas populações clamam por mais segurança.

Há de se destacar que, quando se fala em Segurança Pública, deve-se pensar além do policiamento ostensivo realizado pela Brigada Militar que, por desenvolver este trabalho nas ruas, é a instituição que dá maior representatividade à Segurança diante da população, porém, o trabalho da Polícia Civil, ou Polícia Judiciária, é de igual importância para a manutenção da tranquilidade de nossas comunidades, tendo em vista que é a responsável pela investigação e elucidação dos crimes, sendo a responsável pelos indiciamentos, além de sua atribuição fundamental no trabalho de inteligência para o desmantelamento de organizações criminosas que se ramificam pelo Estado.

Em 2018 foi realizado um concurso com 1200 vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão de Polícia (600 para cada cargo). O certame recebeu mais de 40 mil inscritos, sendo que destes, somente 2.418 candidatos foram aprovados em todas as fases. Cumpre destacar que há um déficit aproximado de 50% na polícia civil, já que seriam necessários 9.600 policiais, conforme efetivo previsto na lei estadual. Sendo assim, o chamamento de todos os aprovados não supriria o déficit atual, que é histórico e deve aumentar, tendo em vista a publicação diária de inúmeras aposentadorias de policiais que estavam represadas, o que vai agravar a falta de efetivo da instituição.

Somente em 2020, até meados de junho, ocorreram 207 aposentadorias e exonerações na Polícia Civil gaúcha, o que representa um número elevado tendo em vista o baixo efetivo de aproximadamente 4.780 agentes!

Hoje, diante de um quadro grave e cheio de incertezas em virtude do Covid-19, percebe-se a importância do trabalho da Polícia Civil, ainda mais quando a perspectiva é, segundo especialistas em segurança pública e veiculado na grande mídia, de aumento exponencial da criminalidade, inclusive em virtude da soltura de presos que estão reincidindo no crime.

Câmera de Vereadores de Aratiba

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

17 − quatro =