Ouça agora

Agricultura

Aratiba

Destaques

Compartilhe agora

Agricultores participam de capacitação técnica em solos, objetivando desenvolver a agricultura sustentável por meio de técnicas regenerativas

Postado em 08/03/2024 por

Feature image

*Fonte imagem : CECAFES*


Na última terça-feira, dia 05/03/24, na Sede do Sutraf  em Aratiba, reuniram-se a Direção da CECAFES, equipe técnica e agricultores, alguns com suas famílias, para aprofundar conhecimentos sobre solos e adubação.

A atividade é a primeira parte do Projeto de capacitação técnica, e foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Fredy Magrini que abordou o tema: Manejo e Conservação de Solos, Adubação Orgânica e Nutrição Vegetal, Controle de Ervas Daninhas, e Cobertura Verde de Solos com Plantas de Serviço. 

O envolvimento dos agricultores foi significativo, afirmou o Presidente da CECAFES Roberto Luis Balen, que colheu depoimento de dois agricultores. Trazemos aqui, trechos dos relatos.

Agricultor Aldir Rogoski e sua esposa Nádia Mocelin, que estão  produzindo no processo de transição da produção de laranja convencional para orgânica.

Sobre a impressão do encontro, Aldir assim se manifestou:

“É interessante, conseguimos aprender mais sobre a proteção do solo e não agredir o meio ambiente.” 

Sobre a utilização das técnicas já utilizadas pelo agricultor: 

“Estamos plantando orgânico e usando os produtos também e está dando resultado.”

 Sobre a importância da matéria orgânica e adubação e Cobertura do solo: 

“Acho que é bem interessante, desde a erosão do solo evita bastante e também você vê que o pomar já reage diferente por causa do calor e umidade.”

Também o  agricultor familiar Gerson Bednarski, produtor de tomate, comentou;

Sobre a impressão do encontro:

“Gostei de todas as atividades, mas a estruturação de solos com plantas de cobertura a gente já tinha um pouco de conhecimento, e adquirimos um pouco mais. Cada vez que participamos, aprendemos uma coisa nova; plantas de cobertura diferentes, formas diferentes de produção, no caso, menos agressivos ao meio ambiente, ou seja, mais natural.”

Sobre a utilização dessas práticas na propriedade, introdução e ampliação de um modo mais sustentável:

“Estou tentando começar implantar devagar, e já comecei uma parte e estou usando o pó de rocha, a caltim vou começar a usar para ver se melhora a produção e cada vez produzir mais sustentável.”

O Projeto é desenvolvido com recursos do MAPA Ministério da Agricultura e Pecuária, Termo de Fomento  943684/2023.