Ouça agora

Destaques

Educação

Compartilhe agora

Projeto no Senado quer suspender o calendário do Enem 2020

Postado em 10/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Projeto no Senado quer suspender o calendário do Enem 2020*


R7

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou na quinta-feira (9) um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) no Senado para suspender o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano diante da pandemia do novo coronavírus.

No dia 31 de março, o MEC (Ministério da Educação) divulgou o calendário com as datas do Enem Digital para 11 e 18 de outubro e da prova impressa em 1º e 8 de novembro.

Mas segundo o senador Izalci, é preciso aguardar a retomada das atividades escolares regulares, já que os estudantes estão sendo prejudicados com a descontinuidade dos conteúdos que serão exigidos no exame e poucos têm acesso ao ensino remoto.

UNE (União Nacional do Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) pediram o adiamento do Exame ao MEC. Em nota, diante da suspensão de atividades de escolas e cursinhos, a UNE afirma que “é absurdo pensar que os estudantes estão em igualdade de condições nessa situação, e que atividades a distância poderiam solucionar o problema da suspensão das aulas. Muitos desses jovens sequer têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo que tivessem sabemos que o aproveitamento do ensino-aprendizagem fica fortemente em defasagem em relação às atividades presenciais.”

Em resposta, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu que o Enem não será adiado. Rômulo Nunes, coordenador do pré-vestibular do colégio CEL, “rever o edital é uma decisão acertada. O material divulgado pelo Inep não considerou o momento atípico em que estamos vivendo. Ainda não há nenhuma previsão de quando as escolas voltarão a funcionar normalmente, por exemplo, e nem se a situação irá perdurar até a data da realização das provas.”

O professor também destaca que “muitas escolas e cursos pré-vestibulares ainda não conseguiram migrar para as aulas online, o que prejudica uma parcela considerável dos candidatos.”

R7

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dez − 7 =