Veja a tendência para os próximos dias
Não é nenhuma surpresa que o frio esteja sendo muito intenso nesta semana, mesmo antes do começo oficial do inverno astronômico, que vai ocorrer no dia 20 às 23h42. A história mostra que, mesmo sendo outono pelo critério astronômico (na climatologia considera-se inverno de 1º de junho a 31 de agosto), a semana do Dia dos Namorados costuma ser muitas vezes de frio intenso.
O período de tempo predominantemente frio teve início ainda no final de maio com o evento de neve. Na sequência, uma sucessão de massa de ar frio no Sul do Brasil manteve a temperatura baixa até que fossem registradas as menores temperatura do ano até agora na terça-feira e ontem com marcas perto de 6ºC abaixo de zero no Sul gaúcho.
FRIO AUMENTA OU DIMINUI?
De acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia, a tendência indica que o frio cede nos próximos dias. As mínimas nesta quinta já foram mais altas, embora ainda baixas, e a perspectiva para os próximos dias aponta elevação maior.
Assim como a MetSul está alertando, a partir deste fim de semana se espera um período de instabilidade de uma semana ou mais que trará chuva frequente para o Rio Grande do Sul e com volumes localmente elevados.
Como consequência, a maior presença de nebulosidade e a ocorrência de chuva vão impedir o registro de mínimas muito baixas. Por outro lado, as máximas não se elevarão muito e as tardes serão amenas e mesmo frias em locais de maior altitude.