Ouça agora na Rádio

N Notícia

Cuidar das pessoas que mais necessitam é um ato de amor

FOTO: Rádio Nova Onda FM

Cuidar das pessoas que mais necessitam é um ato de amor

É a tarefa desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social de Aratiba garantir vida digna aos que mais necessitam.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Aratiba presta atendimento socioassistencial às pessoas e famílias, articula os serviços e potencializa a rede de proteção social básica tendo como porta de entrada os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); e, no caso do apoio, orientação e acompanhamento à situação de ameaça ou violação de direitos, este se realiza por intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Tem como objetivo implementar a política de assistência social, formulada com a sociedade civil e com os conselhos municipais, visando a melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Maria Helena Bevilaqua Dill, as políticas de Assistência Social do município de Aratiba garantem a proteção social a quem precisar. “Uma de suas principais atribuições é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, garantindo a proteção integral da família, visando à autonomia dos indivíduos, famílias e comunidade. Dá, ainda, atendimento especializado às famílias e aos indivíduos em situação de violação de direitos através de programas sociais”, explicou Maria Helena.

 

Programas Sociais desenvolvidos

Brinquedoteca - desenvolve ações de promoção a leitura e a formação das crianças de 03 à 06 anos, 04 horas semanais;

Trabalho com idosos prioritários – atividades de desenvolvimento pessoal e de lazer atende 45 idosos duas vezes na semana;

Superando obstáculos - atende 06 pessoas de 30 á 50 anos semanalmente;

Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família (PAIF) - Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Atende 12 grupos com 99 pessoas;

Cuidando de quem Cuida - Atende 11 mães que tem pessoas da família com necessidades especiais.

 

A Assistência Social de Aratiba desenvolve trabalho com 20 grupos de idosos, totalizando em torno de 800 pessoas que participam de diversas atividades realizadas, entre elas estão os jogos do Câmbio, academia, bailes, palestras e também neste ano foi implementado a terapia Holística que proporciona mais cuidados a saúde e a mente das pessoas da melhor idade.

Também são realizados atendimentos com Assistente Social e Psicóloga que desenvolvem atendimentos na secretaria e também acompanham as visitas domiciliares que são realizadas de acordo com as necessidades.

 

Setor de Habitação

Além desses programas, a Secretaria de Assistência Social tem a competência de atender o setor de habitação do município de Aratiba. Segundo a secretária Maria Helena se iniciou neste ano dois programas importantes nesta área. Um deles foi à compra de um loteamento Social com aproximadamente 180 terrenos e também o programa de reformas de casas que beneficiará cerca de 80 famílias do interior e da cidade de Aratiba.

 

FONTE: Prefeitura Municipal de Aratiba
Link Notícia

Número de Visitas: Contador de visitas
Participe (54) 99181-5891

Peça sua Música

Publicidade

Previsão do Tempo