Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Aratiba

Destaques

Compartilhe agora

Assinado termo de cooperação para implantação de bombeiros voluntários em Aratiba

Postado em 25/01/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Assinado termo de cooperação para implantação de bombeiros voluntários em Aratiba*


Da esquerda para a direita: Coordenador Municipal da Defesa Civil, Clademir Ongartto, comandante Corpo de Bombeiros Militar Erechim, Major Alessandro Vicente Bauer, Prefeito de Aratiba, Gilberto Luis Hendges e o coordenador dos Bombeiros Voluntários de Aratiba, Neumir Piva. Foto: Prefeitura Municipal de Aratiba

A Prefeitura de Aratiba, através do prefeito Gilberto Luiz Hendges e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, por meio da Cia Especial de Bombeiro Militar Erechim, representado pelo comandante Major Alessandro Vicente Bauer, assinaram na sexta-feira, 22, Termo de Cooperação que visa regularizar e implantar o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (Bombeiros Voluntários) em Aratiba.

 Após este ato, o processo segue para os demais trâmites administrativos. As atividades visam a qualificação e o fortalecimento do SCAB, que retribuirá de forma voluntária esses conhecimentos à população local, levando segurança jurídica e um bom atendimento à comunidade gaúcha.

 Conforme a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, o município tem competência exclusiva para instituir o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros – SCAB. A regularização é de suma importância, pois confere vínculo do ente estatal ao serviço civil. Ressalta-se que a Constituição Federal garante que, para prestar Socorro, é autorizada a entrada, mesmo que forçada em qualquer residência. Qualquer cidadão espera que haja controle pelo Estado de quem são essas pessoas autorizadas a prestar esse tipo de socorro, pois a casa é o refúgio mais sagrado do cidadão, seu asilo inviolável.

 Para o beneficiário do serviço há de se apontar outras benesses com a regularização, como: melhor qualificação técnica dos voluntários, vínculo jurídico entre o prestador e quem recebe o serviço, transparência, disponibilização de treinamento junto a estrutura de ensino do CBMRS aos voluntários, inclusive Centros de Treinamento especializados e plataforma EAD, possibilidade de destinação de bens e EPI’s, dentre outros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Aratiba

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários