Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Entretenimento

Compartilhe agora

Carne de panela desfiada

Postado em 17/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Carne de panela desfiada*


Panelinha

INGREDIENTES

  • 2 kg de coxão mole
  • 2 cebolas
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 4 dentes de alho
  • 2 latas de tomates pelados em cubos
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto
  • azeite a gosto
  • 3 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Corte a carne em pedaços de cerca de 7 cm – assim ela fica do tamanho certinho para desfiar. Deixe em temperatura ambiente para perder o gelo enquanto prepara os outros ingredientes.
  2. Lave e seque a cenoura e o salsão. Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Corte o talo de salsão em cubinhos. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Leve uma chaleira com um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto.
  3. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo alto. Atenção: para essa receita é necessário uma panela de pressão de pelo menos 6 litros. Quando a panela estiver bem quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro – doure a carne em etapas, se colocar tudo de uma vez só, vai cozinhar em vez de dourar. Só vire a carne com a pinça quando ela desgrudar do fundo da panela, isso leva cerca de 3 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, diminua o fogo para médio e vá virando a carne para dourar todos os lados por igual.
  4. Transfira os pedaços de carne dourados para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com 1 colher (sopa) de azeite a cada leva e temperando a carne com sal e pimenta. Transfira a última leva de carne para a travessa e reserve.
  5. Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar – raspe bem o fundo da panela com a espátula para ir dissolvendo os queimadinhos da carne, eles dão sabor ao preparo. Junte o salsão, a cenoura e o alho e refogue por 3 minutos até murchar.
  6. Adicione o tomate pelado (com o líquido) e misture bem. Regue com o vinho e mexa raspando o fundo da panela. Junte as folhas de louro, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Volte a carne à panela. Regue com 1 xícara (chá) da água fervente – o líquido total da panela deve cobrir ⅔ do volume da carne, do contrário o molho pode ficar aguado. Tampe e deixe cozinhar em fogo alto. Assim que a válvula da panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
  7. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir. Com a pinça, transfira a carne para uma travessa e desfie os pedaços, ainda quentes, com dois garfos. Enquanto isso, mantenha o molho na panela (sem a tampa) em fogo baixo para encorpar.
  8. Volte a carne desfiada para a panela e misture ao molho do cozimento. Sirva a seguir com mini-pão francês.

PANELA DE PRESSÃO MENOR

Caso sua panela seja menor, doure todos os pedaços de carne e faça a deglaçagem com o refogado, o tomate e o vinho numa outra panela grande. Na hora de cozinhar na pressão, faça em duas etapas: divida a carne e molho do refogado em duas porções. Atenção à quantidade de água: complete até cobrir ⅔ do volume da carne.

Se preferir preparar numa panela grande tradicional, deixe a carne cozinhar por mais tempo e vá regando com água quente quantas vezes for necessário para evitar que resseque ou queime.

 

Panelinha

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários