Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Entretenimento

Compartilhe agora

Mil-folhas de batata

Postado em 01/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Mil-folhas de batata*


Panelinha

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata (cerca de 5 unidades)
  • 3 ramos de tomilho
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite para untar o refratário

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com azeite um refratário quadrado de 17 cm. 
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente e seque com um pano de prato. 
  3. Com um fatiador de legumes, corte as batatas em fatias finas e longas, no sentido do comprimento – as fatias devem ser finas mesmo, com cerca de 0,3 cm, do contrário podem ficar encruadas ao assar.
  4. Transfira as batatas para uma tigela grande, junte os ramos de tomilho debulhados, tempere com o sal, pimenta a gosto e regue com o azeite. Misture bem com as mãos para soltar as fatias e envolver toda a superfície com azeite.
  5. Para a montagem: disponha as fatias de batatas no refratário untado, perpendicularmente ao fundo, uma sobreposta a outra até preencher todo o refratário – para ficar mais fácil, vá segurando as batatas com uma das mãos e encaixando as outras, assim elas permanecem de pé e não escorregam para o fundo do refratário. Não se preocupe em deixar as batatas retinhas, quanto mais rústico ficar, mais interessante será o resultado.
  6. Cubra o refratário com um pedaço de papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos – nesse tempo as batatas vão cozinhar no próprio vapor.
  7. Com cuidado para não se queimar, retire o papel-alumínio e volte o refratário ao forno para assar por mais 40 minutos, até as batatas ficarem bem douradas nas pontas e macias no centro. Retire do forno e sirva a seguir. 

Panelinha

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários