Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Saúde

Compartilhe agora

Além do álcool gel: veja produtos que eliminam o coronavírus

Postado em 29/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Além do álcool gel: veja produtos que eliminam o coronavírus*


Ilustrativa

A principal forma de prevenção contra o novo coronavírus é a higiene pessoal – o que inclui lavar as mãos frequentemente e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz com as mãos sujas.

Para além do uso de álcool em gel, que também é recomendado pelas autoridades de saúde, existem outros produtos que também ajudam a desinfetar o ambiente, as mãos e itens pessoais, como celular e roupas.

Agora que a população precisa ficar em casa para diminuir a transmissão do vírus, é importante se atentar às formas de higienização geral. Principalmente, se você ou alguém que mora com você precisa sair e ir a algum lugar público.

Limpeza da casa na pandemia

De acordo com uma nota da Anvisa, os produtos de limpeza para desinfetar ambientes são aliados no combate à COVID-19. O documento também diz que é preferível o uso de produtos classificados como “Água Sanitária” e “Desinfetante para Uso Geral”.

Para este fim, são indicados produtos como:

  • Álcool gel (produzido à base de etanol e em concentração de 70%)
  • Desinfetantes à base de cloro
  • Água sanitária à base de hipoclorito de sódio
  • Desinfetantes à base de álcool
  • Desinfetantes à base de ácido peracético
  • Desinfetantes e água sanitária à base de quaternários de amônia
  • Desinfetantes à base de fenólicos
  • Detergente neutro
  • Sabão.

Para higienizar superfícies, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda ainda utilizar uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água. Também é importante verificar se o produto é regularizado, conferindo se a embalagem possui rótulo com o número de registro na Anvisa ou de notificação.

Estes produtos devem ser usados para limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios e objetos (chão, superfícies de móveis, maçanetas, corrimão, interruptores de luz, etc) – locais onde os vírus pode estar presente.

Para conseguir o efeito esperado, é preciso seguir as instruções contidas no rótulo de cada produto quanto à forma de uso, cuidados e equipamentos necessários para sua aplicação. Além disso, manter o ambiente bem ventilado é outra medida de prevenção contra a COVID-19.

Higiene pessoal contra COVID-19

Sociedade Brasileira de Infectologia também divulgou uma lista de dicas de prevenção contra o novo coronavírus, tanto para a população geral, quanto para profissionais da saúde.

Nela, a principal orientação é lavar as mãos com frequência, principalmente após frequentar lugares públicos ou assoar nariz, tossir ou espirrar. Entretanto, para a lavagem ser eficaz, é preciso que a higienização seja feita de forma correta.

Entre as indicações para limpar devidamente as mãos está:

  • Lavar as mãos com sabão e água por 40 a 60 segundos
  • Higienizar as mãos com álcool em gel 70% por 20 a 30 segundos.

Além do tempo, é preciso atentar-se à toda a extensão da mão, dedos e pulso. Veja aqui o passo a passo de como lavar as mãos corretamente.

Apesar do álcool em gel ser um grande aliado no combate ao vírus, a recomendação dos dermatologistas é de utilizá-lo apenas quando estiver fora de casa, sem poder lavar as mãos, uma vez que ele pode ressecar a pele.

Como higienizar o celular

Muitas pessoas pensam na higiene pessoal e da casa, mas esquecem de desinfetar o celular, que está constantemente no bolso e em cima de superfícies. Neste quesito, a Sociedade Brasileira de Infectologia sugere que se utilize álcool isopropílico 70%. Veja como limpar o aparelho:

  • Desligue o celular e tire-o da tomada
  • Para higienizar a tela, utilize panos macios umedecidos com álcool isopropílico com concentração de 70% (não confunda com álcool gel 70%), sempre com movimentos suaves
  • Evite umidade nas aberturas do aparelho, incluindo a porta de carregamento, a entrada do fone de ouvido, microfones e alto falantes
  • Não esqueça de limpar a capinha do celular também.

Como higienizar roupas

Outro item importante que merece atenção na hora da limpeza são as roupas, especialmente aquelas usadas para sair de casa. Sobre isso, a Sociedade Brasileira de Infectologia afirma que podem ser utilizados detergentes comuns (como o sabão em pó).

Caso não possa fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos plásticos até que seja possível lavá-las. E não esqueça de lavar as mãos antes e depois de manusear estes itens.

Orientações gerais

A Anvisa ainda adverte sobre o compartilhamento de informações via redes sociais, como “dicas” de uso de substâncias químicas para a produção caseira de produtos saneantes. Além de não haver comprovação de eficácia, podem apresentar risco de queimaduras, intoxicação e irritações.

Apesar de ainda não haver testes de produtos com ação contra o SARS-CoV-2, a agência afirma que “os saneantes testados para microrganismos mais resistentes são bons instrumentos para combater a proliferação do novo vírus”.

Minha Vida

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários