Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Fundo de Previdência Social de Aratiba – FPSA passa a ter certificação do Pró-Gestão

Postado em 23/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Fundo de Previdência Social de Aratiba – FPSA passa a ter certificação do Pró-Gestão*


Prefeitura Municipal de Aratiba

No dia 09 de março o Fundo de Previdência Social de Aratiba (FPSA)  foi habilitado ao Programa de Certificação e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão, instituído pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, através da Portaria MPS nº185/2015, alterada pela Portaria MF nº577/2017, que visa incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária. O Fundo de Previdência Social de Aratiba é o 6º do Estado do RS, a obter a certificação.



A certificação foi outorgada ao FPSA partir de processo que envolveu a Unidade Gestora (RPPS), Conselho de Administração, Comitê de Investimentos e Conselho Fiscal, com apoio do Poder Executivo Municipal.

 

A presidente do FPSA, Rosmari Angoneze, explica que a certificação foi conferida através do encaminhamento de documentação ao Instituto de Certificação Qualidade Brasil, empresa certificadora da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, onde foram avaliadados e verificados e cumprimento de 24 itens, tais como: mapeamento e manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS, estrutura de controle interno, capacitação e certificação dos gestores e servidores, política de investimentos, planejamento, transparencia, ouvidoria e plano de ação. A presidente salienta que “a conquista desta certificação é fruto do trabalho de servidores capacitados e comprometidos na causa previdenciária, o que resulta em benefícios e vantagens ao orgão, destacando entre eles: melhoria na organização das atividades e processos,  maior transparencia das atividades executadas, implementação do protocolo de boas práticas de gestão e padronização dos procedimentos, gerando a redução de custos e retrabalho, facilitando o acesso à informação”. O prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, parabenizou a equipe pela certificação. “ Este resultado é fruto do trabalho dedicado que está sendo desenvolvido em prol dos servidores”, disse Granzotto.

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão do RPPS tem como finalidade, ainda, proporcionar maior controle de ativos e passivos, maior transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade, observados os três pilares: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

 

Segundo o Coordenador Executivo do FPSA, Nilton Antonio Mocellin, os trabalhos iniciaram em meados de agosto de 2019 e se estenderam até março de 2020. Neste período o trabalho comrpeendeu a criação, ajuste e estruturação de procedimentos para atender a cada item exigido para a obtenção da certificação.

 

Prefeitura Municipal de Aratiba

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários