Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

6 dicas para cuidar da saúde mental de idosos no isolamento

Postado em 20/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : 6 dicas para cuidar da saúde mental de idosos no isolamento*


Ilustrativa

O período de quarentena decretado pelas autoridades de diversos países do mundo tem como objetivo a diminuição da propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Pessoas de todas as idades foram aconselhadas a ficar em casa, reduzindo o risco de contaminação.

Entre elas estão os idosos, que são considerados parte do grupo de risco da COVID-19. Porém, além do cuidado com a prevenção da doença, também é preciso se atentar à saúde mental das pessoas maiores de 60 anos durante o período de isolamento social.

Isso porque o estresse e o possível sentimento de solidão no confinamento podem afetar o sistema imunológico, deixando o corpo mais frágil no combate à vírus e bactérias, e possibilitando o surgimento de doenças e infecções, como a gripeamigdaliteherpes abscessos, por exemplo.

Principalmente os idosos acima dos 80 anos, devido às complicações imunológicas causadas pela idade, devem se manter em isolamento total durante a pandemia, não recebendo a visita de familiares e sem sair de casa para realizar atividades do dia a dia.

Consequentemente, a falta de contato social pode desencadear transtornos mentais, como a depressão ansiedade, fragilizando ainda mais a saúde desse grupo. Por isso, algumas ações e atividades podem ajudar os idosos a enfrentar esse período de forma mais saudável. Confira as sugestões indicadas pela neuropsicóloga Tammy Marchiori:

1- Contato online

Tammy Marchiori conta que uma prática interessante nesse período é ensinar os idosos a utilizar aplicativos que possibilitam uma certa “aproximação” com amigos e familiares. Além de poderem conversar através desses programas, eles também conseguem ver outras pessoas e podem se sentir menos sozinhos.

2- Grupos de conversa

Participar de grupos com temas que os interessam também é possível através de sites e redes sociais. Assuntos como arte, música, artesanato e literatura são algumas das possibilidades, fazendo com que o engajamento em diferentes grupos possibilite maior interação social e distração.

Participar de grupos com temas que os interessam também é possível através de sites e redes sociais. Assuntos como arte, música, artesanato e literatura são algumas das possibilidades, fazendo com que o engajamento em diferentes grupos possibilite maior interação social e distração.

3- Consumo de notícias

De acordo com Tammy, manter um controle do consumo de notícias também é muito importante durante esse período. Ser bombardeado a todo momento com várias informações pode sobrecarregar a mente do idoso, causando estresse e ansiedade. Por isso, o ideal é distraí-lo com outras atividades dentro de casa.

4- Tarefas domésticas

Fernando Zikan, professor de fisioterapia, conta que auxiliar nas tarefas domésticas, no limite de suas capacidades físicas e intelectuais, pode oferecer aos idosos estímulos constantes entre os movimentos e seus fins.

O professor explica que, por exemplo, ao invés de praticar exercícios como “levantar o braço dez vezes”, é possível fazer atividades que façam mais sentido, como colocar um cabide no armário.

“As atividades funcionais, que remetem às ações desenvolvidas por nós previamente, conseguem estimular e potencializar bem mais nossas funções orgânicas do que as atividades sem um contexto ou conexão com ações reconhecidas”, explica o professor.

5- Ativar os sentidos

Ainda de acordo com Fernando, ouvir música e sentir o cheiro de uma comida saborosa, por exemplo, são atividades capazes de melhorar o funcionamento cognitivo e intelectual dos idosos.

Caso a pessoa esteja totalmente sozinha em casa, uma solução é levar marmitas com refeições até a porta dela (evitando o contato direto) e fazer ligações telefônicas constantes. Assim, ela se sentirá acolhida e distraída.

6- Dançar

Além de ajudar na saúde mental, o hábito de dançar e realizar outros movimentos coordenados também contribui para um melhor funcionamento circulatório, manutenção da força muscular e condicionamento cardiorrespiratório.

Na visão de Fernando, movimentos com sentido são o mais importantes. “O isolamento social é chave de entrada para distúrbios emocionais. Precisamos entregar outras chaves, como os estímulos cognitivos e as atividades físicas para que os idosos possam passar por essa fase com mais saúde e prazer em viver”, finaliza o professor.

Atenção aos sinais

O período de isolamento social pode desencadear alguns tipos de transtornos mentais em qualquer pessoa. A avaliação deve ser feita por um profissional da área, porém, a neuropsicóloga Tammy Marchiori explica que alguns sinais podem apontar quando a saúde mental dos idosos está comprometida, como:

  • Desaceleração geral ou inquietação
  • Negligência de responsabilidades e autocuidado
  • Diminuição da capacidade diária de funcionar, sendo confuso, preocupado e agitado
  • Incapacidade de encontrar prazer em qualquer atividade
  • Dificuldade para se motivar pela manhã
  • Humor ou irritabilidade, que pode se apresentar como irritado ou agressivo

Caso haja a necessidade, é possível realizar consultas online com psicólogos e profissionais especializados em saúde mental durante a pandemia, garantindo um diagnóstico preciso e oferecendo a ajuda necessária para cada caso.

Minha Vida

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários