Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

UFPel desenvolve pia portátil, acionada por aproximação, para instalar em locais públicos

Postado em 14/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : UFPel desenvolve pia portátil, acionada por aproximação, para instalar em locais públicos*


G1 RS

Uma pia portátil, que não precisa do toque das mãos para ser acionada, foi desenvolvida por um grupo de professores, técnicos, alunos e egressos do Centro de Engenharias da Universidade Federal da Pelotas (UFPel). A ideia é ajudar a disseminar os cuidados contra o coronavírus, que incluem a higienização constante das mãos, em locais públicos.

As estruturas ganharam o nome de higienizador ecomãos. As primeiras 20 unidades, em produção, devem ser instaladas junto aos postos de triagem de possíveis contaminados, em Pelotas, além de outros espaços de concentração de pessoas, como paradas de ônibus e acessos à universidade, quando houve o retorno das atividades.

A pia funciona da seguinte maneira: o sistema é acionado por aproximação e por um pedal, que inicia o processo. Primeiro, uma luz verde é acesa, liberando o sabão líquido automaticamente. Depois, um LED vermelho acende, liberando a água por 20 segundos para ensaboar as mãos. E por fim, uma luz azul acende, para liberar a água para o enxágue.

O interior do tonel contém três compartimentos – um para sabão líquido, outro para água e o último para os efluentes. O reabastecimento de água e sabão é feito de forma manual.

O equipamento tem um custo aproximado de R$ 650 e está na fase de testes e ajustes. O grupo ainda pesquisa a possibilidade de reuso da água, para evitar a necessidade de reabastecimento e remoção de efluentes. Além disso, a equipe pensa em um painel de informações de funcionamento.

G1 RS

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários