Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Saúde

Compartilhe agora

Saúde contrata mais 17 profissionais para o combate à Covid-19

Postado em 08/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Saúde contrata mais 17 profissionais para o combate à Covid-19*


Secretaria da Saúde RS

A Secretaria da Saúde (SES) inicia nesta terça-feira (7) o chamamento de profissionais da área da saúde em contratação emergencial para reforçar a equipe do Laboratório Central do Estado (Lacen) que está trabalhando nos exames diagnósticos da Covid-19, e assim, acelerar a detecção e o combate à epidemia.

 

Serão contratados quatro farmacêuticos, quatro biólogos, sete enfermeiros e dois médicos para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. A homologação fina com a classificação dos inscritos foi publicada no site da SES.

 

Na semana passada, também foram chamados 13 técnicos em enfermagem. Está previsto para a próxima semana o chamamento de 20 médicos reguladores, que irão reforçar a equipe da Central de Regulação do Estado, onde se define quais pacientes precisam de leitos clínicos ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

O governador Eduardo Leite ressaltou a celeridade da Assembleia Legislativa do RS no processo de autorização das contratações na área da Saúde, para ajudar neste

momento em que o sistema de saúde tende a receber muita demanda, devido à chegada do frio e o possível aumento de casos de infectados pelo novo coronavírus. “Esses profissionais vão reforçar uma das estruturas mais importantes da Secretaria da Saúde que é o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em especial o Lacen”, completou a secretaria da Saúde, Arita Bergmann.

 

Ela lembrou que, em 6 de março, os profissionais do laboratório se capacitaram para realizar as análises dos exames de detecção ao vírus. “A equipe que trabalha no Lacen é altamente qualificada, mas está reduzida para a demanda que se apresenta”, explicou Arita. Técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, estiveram no Estado para realizar a capacitação.

 

Também foi ressaltado nesta terça-feira, durante transmissão ao vivo pela internet do governador e da secretária Arita, a contratação dos serviços de um laboratório particular para o incremento diário de 250 exames de biologia molecular para diagnóstico da Covid-19 e, também, um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a aplicação inicial de 500 testes. “A ampliação da capacidade de realização do diagnóstico nos faz trabalhar com mais clareza sobre o comportamento do vírus em diferentes regiões do Estado”, concluiu Arita.

 

Apelo aos hospitais

 

O governador Eduardo Leite ainda fez um apelo aos hospitais. “Estamos aprimorando nosso sistema de monitoramento e de apuração de dados, e é muito importante que os hospitais façam essa apuração, também, a respeito do número de internações em UTI de casos graves de coronavírus”, lembrou.

 

Os dados de internação servem para medir a taxa de ocupação das redes pública e privada, para analisar a capacidade instalada e possíveis aumentos programados no plano de contingência, e para que haja um controle sobre o número de respiradores em todo o Estado e sobre os locais de maior ocupação de leitos e de pacientes por município, região ou hospital.

 

Secretaria da Saúde RS

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários