Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Pacientes de Porto Alegre contam como está a rotina após se recuperarem do coronavírus

Postado em 02/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Pacientes de Porto Alegre contam como está a rotina após se recuperarem do coronavírus*


Ilustrativa

Entre os 190 casos confirmados da Covid-19 em Porto Alegre até esta quarta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde estima que 26 pacientes já não estejam mais com o vírus.

Após os 14 dias de quarentena, os infectados que apresentem melhora na saúde podem voltar a realizar atividades que o coronavírus os impedia.

Segundo o médico Renato Gabriel, para considerar um paciente curado, é necessário não haver mais os sintomas iniciais do vírus.

“O conceito de cura é o desaparecimento dos sintomas iniciais da doença, que seria a febre, a tosse, a dor no corpo. Passado o período de quarentena e o paciente não apresentando esses sintomas, ele está curado.”

É o caso do casal Antonio Carlos Minuzzi Filho e Xuxa Pires, que após enfrentarem a doença, são considerados curados.

Antônio, que é médico, conta que agora está ainda em um sistema de quarentena não mais de isolamento.

“Eu fico muito tempo brincando com a minha filha. Uma coisa que eu não fazia há anos é tocar violão, ela canta. Estou tentando desfrutar esse momento familiar, almoçar juntos”, relata.

Ele foi infectado em Porto Alegre e após testar positivo, a esposa também apresentou os sintomas.

“Eu poderia dizer que é um tsunami. O coronavírus entra no teu corpo, te derruba geral. Ele tira toda a tua energia.Tu não consegue fazer nenhuma atividade, tu fica acamada”, ressalta Xuxa, que é produtora de eventos.

O médico conta que foi melhorando um pouco a cada dia. “Fui começando a ter um pouco mais de disposição e o quadro de me sentir realmente mais disposto. De viver uma vida quase normal, eu fui ter com 15 dias.”

Os presidentes da dupla Gre-Nal também superaram o coronavírus. O dirigente do Grêmio, Romildo Bolzan apresentou sintomas leves, mas o do Internacional, Marcelo Medeiros, teve um quadro mais forte.

“Foram 16 dias de isolamento completo, longe de todo mundo, agora voltei para o convívio da família. Tô muito feliz”, diz o presidente do Internacional.

Porém, ainda não se sabe se quem teve a doença pode pega-lá novamente. Os médicos recomendam que mesmo após o diagnostico, os hábitos de higiene devem prosseguir.

Medeiros afirma que mesmo considerado curado, permanecerá em isolamento. “Apesar de estar liberado, vou continuar em casa. E é isso aí, fique em casa porque assim a gente vai superar essa crise de saúde que estamos vivendo.”

Xuxa ressalta que o coronavírus não é apenas uma gripe.

“Tudo vai dar certo, nós somos prova disso. Mas não desprezem o vírus, ele não é só uma gripezinha”, conclui.

Casos curados da Covid-19:

  • Caxias – 9
  • Bagé – 5
  • Pelotas – 1
  • Santiago – 1

G1 RS

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários