Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Saúde

Compartilhe agora

Coronavírus: como está a situação no Rio Grande do Sul após medidas para conter a pandemia

Postado em 17/03/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Coronavírus: como está a situação no Rio Grande do Sul após medidas para conter a pandemia*


Ilustrativa

A pandemia de coronavírus fez com que governo do Rio Grande do Sul, prefeituras e demais órgãos colocassem em prática medidas para tentar conter a transmissão da doença no Brasil. Isso afeta escolas e universidades, transporte público, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos.

O estado tem 11 casos confirmados da doença nesta segunda-feira (16). No país, são 234 pacientes com diagnóstico para o Covid-19.

  • Veja abaixo as decisões que já estão em vigor.

Educação

  • Escolas públicas: As aulas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul serão suspensas a partir de quinta-feira (19) devido a pandemia do Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na manhã desta segunda (16). A Prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas das escolas municipais a partir desta quarta (18).

  • Escolas privadas: O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) recomendou, nesta segunda-feira (16), que as escolas particulares suspendam as aulas a partir da próxima quinta-feira (19), até o dia 2 de abril.

Saúde

  • Hospitais: Os hospitais do Rio Grande do Sul alteram a rotina de trabalho e de visitas aos pacientes em virtude do Covid-19. Entre as medidas estão a restrição de visitas e medidas para evitar aglomerações, além da suspensão de eventos institucionais. Confira os hospitais e as medidas tomadas.

  • Receitas ampliadas: A Secretaria Municipal de Saúde determinou nesta segunda-feira (16) a ampliação do prazo de validade das receitas fornecidas pelos médicos das unidades de saúde da Capital pelo período de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Com isso, receitas de uso contínuo para pacientes crônicos passam a ter nova validade. Em vez de 180 dias, passam a valer 360 dias. O objetivo é evitar que o paciente precise ir até uma unidade de saúde para renovar a receita com o médico.

Transportes

  • Aeroporto: A diminuição do fluxo de passageiros em viagens aéreas devido ao coronavírus causou o cancelamento de pelo menos 15 voos domésticos no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (16). Viagens de 14 trechos da Azul e um da Gol foram suspensas. A medida, segundo a Fraport, empresa alemã que administra o aeroporto, é “um ajuste de malha devido à diminuição de fluxo de passageiros em função do Covid-19″. Confira a lista. Duas empresas aéreas suspenderam voos internacionais que saíam de Porto Alegre.

  • Ônibus: Por orientação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus, lotações e vans escolares passaram a circular com janelas abertas, a higienização dos veículos foi reforçada. Também táxis e transportes de aplicativos foram orientados a circularem com janelas abertas e disponibilizar álcool gel e evitar deslocamentos desnecessários. Além disso, a orientação é que pessoas com mais de 60 anos e doentes crônicos devem evitar usar o transporte coletivo em horários de pico, conforme a EPTC.

Assembleia Legislativa

  • Sessão suspensa: A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul suspendeu as sessões plenárias e as reuniões das comissões parlamentares, até a próxima segunda-feira (23), devido ao Covid-19. A decisão foi tomada após a deputada Kelly Moraes (PTB) apresentar sintomas do coronavírus durante o fim de semana. Ela ainda aguarda o resultado dos exames para saber se está com a doença.

Futebol

  • Gauchão: A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu suspender o Campeonato Gaúcho e demais competições organizadas pela entidade por 15 dias em razão da pandemia do coronavírus. A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16) entre a entidade e representantes dos clubes.

Justiça eleitoral

  • Atendimentos: O Tribunal Regional Estadual do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou que, a partir desta segunda-feira (16), os cartórios eleitorais, centrais e postos de atendimento ao eleitor vão funcionar somente com agendamentos. Os agendamentos devem ser feitos no site do TRE-RS.

Eventos culturais

  • Adiamentos: Eventos foram suspensos e outros adiados em Porto Alegre como forma de prevenção ao Covid-19. As medidas atendem determinação da prefeitura para o cancelamento de atividades, com mais de 100 pessoas, programadas para os próximos dias. A Secretaria Municipal da Cultura informou que as atividades em seus espaços culturais não vão ocorrer temporariamente. A programação da Semana de Porto Alegre, que seria realizada de 19 a 29 de março, está suspensa. Confira os eventos afetados.

Água e esgoto

  • Atendimento: Os postos de atendimento comercial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) passam a ter atendimento restrito a partir desta segunda-feira (16) como medida preventiva e necessária. O acesso aos prédios será permitido somente aos clientes em atendimento. Os demais devem aguardar a sua vez do lado de fora para evitar aglomeração. O Dmae orienta a população que evite se deslocar até os postos, sendo possível acessar os serviços pelos canais digitais, como o site ou ou o chat.

Igreja Católica

  • Missas: As missas católicas públicas da Arquidiocese de Porto Alegre foram suspensas por determinação de nota oficial assinada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, a partir desta terça-feira (17) até o dia 3 de abril. Além disso, também foi suspenso o início da catequese e do calendário de atividades da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Grupos de oração, reuniões, cursos, palestras e retiros também tiveram a programação interrompida, devido à doença. Somente batismos de emergência podem ser celebrados, de acordo com a nota. As confissões individuais ficam mantidas, mas celebrações penitenciais comunitárias não estão autorizadas.

Presídios

  • Visitações: As visitas a presos nas penitenciárias do Rio Grande do Sul serão suspensas temporariamente. A medida passa a valer a partir do dia 23 de março, com duração de 15 dias. A partir de terça-feira (17), até o dia 22, haverá a restrição de visitas de pessoas com mais de 60 anos, menos de 12, e gestantes, definiram as secretarias. Somente uma pessoa por vez poderá fazer a visita. A pasta também divulgou que, com orientação conjunta com o Judiciário, estão suspensas as realizações de audiências com escoltas de presos. Não haverá visitas de organizações da sociedade civil e de instituições religiosas, nem aulas do EJA aos detentos.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, vão prorrogar, por 60 dias, os vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

O Banrisul também anunciou a mesma medida. O pagamento poderá ser feito em até quatro vezes, com 60 dias de carência, totalizando prazo de 180 dias.

As modalidades de empréstimo que não estão contempladas nesta medida são o cartão de crédito e cheque especial, que possuem política de renegociação específica, e o crédito consignado.

G1 RS

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários