Ouça agora na Rádio

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Hospital Regional de Santa Maria começa a ser equipado para combate à Covid-19

Postado em 07/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Hospital Regional de Santa Maria começa a ser equipado para combate à Covid-19*


Secretaria da saúde RS

A Secretaria da Saúde (SES) trabalha com a previsão de abertura de 50 leitos de internação no Hospital Regional de Santa Maria na segunda metade do mês de abril. Destes, serão 40 leitos clínicos e 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o tratamento de pacientes com Covid-19. O hospital começou a receber a primeira parte do mobiliário a partir da última sexta-feira (3), provenientes de doações de diversas empresas e compras por licitação. O Exército está auxiliando na logística de entrega dos equipamentos.

Em paralelo, estão ocorrendo as obras de adequação do prédio para o funcionamento dessas alas hospitalares, com recursos de R$ 7 milhões provenientes do Tesouro do Estado. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, falou que a região central tem carência de leitos e, em meio à pandemia do coronavírus, a abertura definitiva do hospital será importante para garantir melhor atendimento aos moradores das comunidades locais.

“Esse hospital é de suma importância para o Rio Grande do Sul. Estamos em um momento difícil, no qual aumenta a necessidade por hospitais em funcionamento. O Hospital Regional já vem funcionando por meio do seu ambulatório, mas agora estamos avançando para, em breve, abrirmos a assistência hospitalar”, destacou.

“Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa, envolvendo diversos setores da Secretaria da Saúde, como coordenadoria regional, assessoria jurídica, vigilância sanitária, Fundo Estadual da Saúde e outros, assim como os parceiros da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), gestores do hospital, e do município de Santa Maria”, explica a secretária-adjunta da Saúde, Aglaé Regina da Silva. “Adiantamos a abertura desses leitos, que estavam programados para estar disponível para a população em julho, para o enfrentamento à epidemia que estamos vivenciando”, completa. Os outros leitos dos 130 programados no total – mais 80 leitos, além dos 50 que abrirão neste mês – seguem com previsão de inauguração para julho deste ano.

O Hospital Regional de Santa Maria foi inaugurado parcialmente oferecendo os serviços de ambulatório de doenças crônicas, desde julho de 2018, e de ambulatório de cardiologia, desde julho de 2019.

Secretaria da saúde RS

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários