Ouça agora

Destaques

Mundo

Compartilhe agora

Forças russas ocupam área da central nuclear ucraniana de Zaporizhia.

Postado em 04/03/2022 por

Feature image

*Fonte imagem : Correio do Povo.*


A Agência de inspeção de usinas atômicas da Ucrânia informou não ter detectado um vazamento radioativo.

As tropas russas ocupam a área da central nuclear ucraniana de Zaporizhia, que foi alvo de ataques durante a noite, informou a agência de inspeção de usinas atômicas da Ucrânia, que informou não ter detectado um vazamento radioativo.

Zaporizhia, a maior central nuclear da Europa, fica 150 quilômetros ao Norte da península da Crimeia. De acordo com o governo de Kiev, projéteis russos que atingiram a usina nas primeiras horas da sexta-feira provocaram um incêndio em um edifício e um laboratório.

As equipes de emergência conseguiram controlar as chamas. “O território da central nuclear de Zaporizhia está ocupado pelas Forças Armadas da Federação Russa”, afirmou a agência estatal ucraniana. “Não foram registradas mudanças no nível de radiação”, completou.

A agência informou ainda que “funcionários operacionais controlam os blocos de energia e garantem seu funcionamento de acordo com as exigências das regulamentações técnicas e de segurança”. Inspeções estão sendo organizadas para entender os danos com precisão.

Dos seis blocos, o primeiro está fora de operação, os número 2, 3, 5 e 6 estão em processo de resfriamento e o 4 permanece operacional. A agência não informou qual era a situação dos blocos antes do ataque. “A segurança nuclear está garantida agora”, afirmou durante a noite Oleksander Starukh, diretor da administração militar da região de Zaporizhia. O ataque não provocou vítima, informaram as equipes de emergência ucranianas no Facebook.

Rússia acusa sabotadores ucranianos pelo ataque à usina nuclear

O ministério de defesa russo declarou que o ataque à usina nuclear de Zaporizhzhia foi uma “provocação monstruosa” de sabotadores da Ucrânia, segundo o porta-voz Igor Konashenkov. Ele disse que a usina nuclear estava operando normalmente e sob controle dos russos desde o dia 28/02.

“Ontem à noite, em um local adjacente à usina, foi feita uma provocação monstruosa pelo regime nacionalista de Kiev”, disse o porta-voz . Ele disse que as tropas russas respondiam a um ataque ucraniano, quando esse grupo de sabotagem colocou fogo no prédio de treinamento ao fugirem do contra-ataque russo.

Essa declaração é contrária à versão ucraniana dos eventos. A Ucrânia disse que foram as forças russas que atacaram a usina nuclear na madrugada desta sexta (4), colocando fogo em um prédio de treinamento do lado de fora da usina.

Fonte: Correio do Povo.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

4 × três =