Ouça agora

Agricultura

Destaques

Compartilhe agora

Entidades alertam produtores sobre sementes supostamente recebidas da China

Postado em 17/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Entidades alertam produtores sobre sementes supostamente recebidas da China*


Foto: Divulgação

Produtores rurais de Santa Catarina tem divulgado através de fotos o recebimento de pacotes de sementes sem que esses fossem solicitados ou comprados. Segundo o relato os pacotes de sementes são supostamente encaminhados da China e são entregues pelos Correios nas residências.

Em contato com o Coordenador Regional da Agricultura do Rio Grande do Sul de Lagoa Vermelha, Robson Vinicios Duarte Kalb, foi informado que no Estado ainda não foram divulgados casos e não significa que necessariamente não estejam acontecendo.

Orientações da Secretaria da Agricultura do RS

Nota oficial:

Atenção fitossanitária no recebimento involuntário de pacotes de propágulos vegetais oriundos do exterior:

A SEAPDR, através da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Departamento de Defesa Agropecuária, divulga informações sobre os procedimentos a serem adotados quando detectados pacotes de sementes, bulbos, propágulos e material amorfo oriundos do exterior, sem encomenda ou solicitação do destinatário.

Tendo em vista relatos recentes do recebimento de pacotes de sementes e estruturas de propagação por destinatários de compras através de plataformas online, com encomendas do exterior, sem haver a solicitação ou encomenda dos destinatários para envio de tais pacotes de material vegetal, vimos orientar aos órgãos de extensão rural e entidades associativas que:

  • Não há informações sobre os objetivos destes envios nem do conteúdo dos pacotes;
  • Há risco de o material estar infestado com microrganismos patogênicos de plantas;
  • Há risco de conter sementes ou estruturas de propagação de espécies invasoras daninhas às lavouras;
  • Há risco de conter sementes ou estruturas de propagação de espécies invasoras daninhas às lavouras;
  • Há risco de conter sementes ou estruturas de propagação de espécies invasoras daninhas às lavouras;

Com isso, solicitamos aos órgãos públicos, entidades, prestadores de serviço e agentes de desenvolvimento rural que orientem aos produtores e população para, caso recebam tais remessas com conteúdo vegetal, que adotem os seguintes cuidados e procedimentos:

  • Não plantar, enterrar ou descartar o pacote ou conteúdo no solo ou no ambiente;
  • Não violar os pacotes causando exposição do conteúdo ao ambiente;
  • Não descartar em cursos d’água, no lixo, esgoto ou quaisquer sistemas de coleta de resíduos;
  • Acondicionar os pacotes em saco plástico;
  • Entregar na Inspetoria de Defesa Agropecuária da SEAPDR mais próxima.

Preocupação das entidades em Santa Catarina

Preocupados com tais acontecimentos os órgãos responsáveis e entidades no estado Catarinense emitiram notas e manifestações para o alerta dos produtores. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, foi encaminhado ofício aos Sindicatos Rurais de todo o Estado.

A orientação da FAESC é para que os produtores, ao receberem o material não solicitado, o levem até o escritório mais próximo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que seja recolhido. A Federação pede para que as sementes não sejam plantadas ou descartadas nas propriedades.

“Diante do fato de não sabermos a procedência dessas sementes, que podem estar contaminadas e causarem a disseminação de pragas e doenças, além de sérios prejuízos econômicos e sanitários, solicitamos que os produtores rurais que tenham recebido algum pacote suspeito, não semeie e não jogue o material no lixo. É importante que o leve com a máxima brevidade a um escritório da Cidasc ou escritório mais próximo do MAPA para recolhimento e análise”, enfatiza Pedrozo.

Fonte: Atmosfera Online

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

catorze − 11 =