Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Acordo sanitário entre Brasil e Uruguai começa a dar resultados

Postado em 09/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Acordo sanitário entre Brasil e Uruguai começa a dar resultados*


Leite conversou com líderes políticos estaduais, nacionais e do Uruguai – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O acordo sanitário entre o Brasil e o Uruguai foi o tema da reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (8/7). O governador Eduardo Leite e o ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, participaram da encontro feito por videoconferência.

Assinado no dia 26 de junho, é o primeiro convênio entre países latino-americanos para o enfrentamento ao coronavírus. O acordo prevê ações envolvendo os planos sanitário e epidemiológico na área de abrangência da fronteira entre os municípios de Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai. O plano foi apresentado pela Secretaria da Saúde do Estado(SES).

Secretária Arita Bergmann estava acompanhada pela secretária adjunta Aglaé Regina da Silva

Secretária Arita Bergmann estava acompanhada pela secretária adjunta Aglaé Regina da Silva – Foto: Marcelo Ermel/SES

Durante a reunião, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, informou que já está em avaliação pelo Ministério da Saúde a solicitação de mais 10 respiradores para a Santa Casa de Santana do Livramento. Segundo ela, “essa aproximação já tem resultados concretos”. Arita colocou a equipe da Saúde do Estado à disposição para todas as reuniões sobre este tema que forem necessárias. “Para que a saúde da nossa população e a saúde dos nossos irmãos, vizinhos, esteja protegida com cuidados e adoção de protocolos comuns entre as cidades de Rivera e Santana do Livramento”, salientou.

O governador reiterou a disposição do Estado em seguir trabalhando em parceria no combate ao coronavírus. “A doença não reconhece fronteiras estabelecidas em papel, e a vida das pessoas que vivem praticamente na mesma cidade, com interações diárias nas rotinas, tampouco reconhece essa divisão. Temos a responsabilidade coletiva de enfrentarmos e vencermos a situação, melhorando a eficácia do controle do coronavírus na fronteira”, detalhou.

Um exemplo prático do convênio é a ampliação da testagem dos gaúchos. O governo uruguaio fornecerá insumos para a realização de exames RT-PCR parceria com universidades do Rio Grande do Sul. “Isso mostra que podemos cooperar, mesmo em tempos de tanta radicalização”, apontou Leite.

O líder do governo na Assembleia e presidente da Comissão do Mercosul, deputado Frederico Antunes, presidiu o encontro, que também contou com a participação do presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo.

O ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, reforçou a importância do acordo. “É um intercâmbio muito frutífero e o início de um caminho de cooperação e de irmandade. Sempre tivemos esse espírito com nossos hermanos no Brasil, mas essa é a oportunidade de fazermos algo no sentido mais pragmático. De nossa parte, faremos tudo que for possível para ajudar”, garantiu.

Salinas elencou algumas das ações tomadas pelo país uruguaio, como o sequenciamento de DNA do coronavírus e o estudo dos residuais das águas para detectar restos e fragmentos de vírus.

O planejamento de enfrentamento conjunto ao coronavírus começou no final de maio, quando o governador conversou com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Além de oferecer apoio técnico ao presidente do país vizinho, Leite elencou a importância de ações de preservação à vida nos municípios fronteiriços: Santana do Livramento e Rivera, Chuí e Chuy, Aceguá e Aceguá, Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión e Jaguarão e Rio Branco.

Também participaram da videoconferência o embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio Simões; o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni; o diretor de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde do Brasil, Flavio Werneck; a secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos; o senador uruguaio Tabaré Viera; o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara do Uruguai, deputado Marne Osório; o prefeito de Santana do Livramento, Ico Charopen; e a intendente de Rivera, Alma Gallup.

Texto: Suzy Scarton

Edição: Vitor Necchi/Secom/Ascom/SES

Assessoria de Comunicação Social – SES/RS

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezenove − dez =